Aniversário Infantil

Vinhedo

Emilia, 1 ano

O registro fotográfico de uma família precisa demonstrar os afetos e a conexão entre os seus membros. Quando você deixa a vida dela transcorrer e realiza um trabalho pouco ou não dirigido,  consegue apanhar momentos genuínos e significativos de seu cotidiano. Até mesmo em eventos rituais da família, como as festas.

A conexão que busco e tento mostrar nas fotografias é vista em seu conjunto como uma narrativa, mas às vezes uma imagem sintetiza aquela família que estou retratando. O vínculo de amizade e confiança que estabelecemos com a família nos abre portas de seu convívio, o que aumenta a representatividade dos retratos e das cenas que captamos.

Quando Aline me convidou para fotografar sua família pela primeira vez, no primeiro aniversário do Leonardo, primogênito, pude ver e destacar a conexão entre eles, muito jovens, mas transbordando de felicidade pelo desafio de serem pais. Alguns meses depois Aline me escreveu dizendo que estava esperando Emilia e que queria novamente o meu trabalho e o registro de um evento de revelação do sexo do bebê. Menino ou menina? Eu ainda não tinha realizado um registro desse tipo e foi uma experiência emocionante. A euforia dos familiares e a emoção do casal ao saber que era uma menina que estava a caminho criou uma continuidade do registro da festa do Leo. Era mais um capítulo da vida deles que eu estava entregando nas fotografias. Notei no Leo a felicidade de um pequenino irmão prestes a receber uma irmã como nunca tinha visto em uma criança. Emilia nasceu, e acompanhando o Instagram de Aline, pude ver a cumplicidade e a bondade de Leo que, ao contrário de muitas crianças, não via em Emilia uma ameaça à sua até então exclusividade, mas a possibilidade de viver uma das conexões mais lindas entre os nós humanos, a de irmãos.

Eles se mudaram de São Paulo mas me convidaram a continuar contando essa história pela fotografia, e no penúltimo sábado fui ao interior de São Paulo revê-los e celebramos o primeiro ano de Emilia, que nasceu no dia do aniversário de seu avô materno. Motivos e histórias para fotografar me aguardavam e pude rever o Leo, agora com a irmã, e escrevermos juntos mais um capítulo dessa linda história.

Leo estava feliz e Emilia parecia conhecer todos que estavam ali. A sintonia entre os irmãos foi mantida até na hora de abrir os presentes. Tenho certeza que eles gostarão de ver as fotos dessa cumplicidade, carinho e respeito entre irmãos e que revelo uma parte delas aqui para vocês.