26/02/2024 às 01:54

A essência da família

218
3min de leitura

O tempo voa, os cabelos platinam, os filhos crescem, e a fotografia tem o poder de nos fazer recordar as conexões, momentos marcantes, reações e sentimentos, como se tudo acontecesse na nossa frente, ali, novamente. Essa é uma das minhas maiores recompensas de ser o fotógrafo da família.

Howard Schultz, presidente da Starbucks

Nunca será apenas fotografia, são conexões, afetos e amor.

Vou iniciar fazendo uma pergunta: Se você tem ou tivesse uma foto de quando ainda era criança (com 2 anos de idade) recebendo os cuidados de sua mãe, pai ou avós, quanto vale ou valeria essa imagem hoje? Acredito que você deve ter pensado quase que instantaneamente na resposta, e ela deve ter sido: Incalculável pois ela não tem ou não teria preço! Pois foi pensando em oferecer isso para os meus amigos clientes, ou melhor, para os filhos deles, que iniciei este projeto.

Nesta fotografia meu pai segurava o carrinho em que eu estava sentado, o ano era 1982 e eu tinha 6 meses de idade. Meus pais raramente tiravam fotos e eu guardo essa imagem com muito carinho, pois ela é um raro momento em que nos fotografaram quando eu ainda era um bebê de colo.

Desde que iniciei na fotografia, em 2015, tive o grande prazer de acompanhar muitas famílias. Através das lentes da minha câmera, pude registrar imagens que, certamente, ajudará a elas reviverem as histórias e memórias que elas constituíram. Fotografei muitos aniversários, casamento, batizados, chás revelação, ensaios. Em todos eles busquei captar algo que valorizo muito: a espontaneidade nas interações e nos gestos. E foi pensando em dar ainda mais destaque em capturar a naturalidade nas relações e a conexão entre as pessoas que iniciei recentemente o projeto “Fotografia Documental de Família”. A ideia desse projeto é acompanhar, durante 6 horas, ou durante um dia inteiro, uma família e registrar em detalhes os mais variados momentos de sua convivência, procurando extrair o que chamo de a essência de suas relações. Tudo isso sem intervenções ou grandes produções. 


Como funciona?

Os ensaios são de 6 ou 24 horas, iremos marcar um data e eu irei até a sua casa, apartamento ou sítio e acompanharei com uma pequena câmera nas mãos toda a sua rotina e de sua família pelo tempo do ensaio contratado. Você me passará algumas informações prévias sobre vocês em uma conversa anterior ao dia do ensaio e um roteiro do que pretendem fazer no dia:

Exemplo 1 - ensaio de 6 horas: Iremos tomar o café da manhã, sair, ir ao mercado, voltar pra casa, fazer algumas tarefas domésticas enquanto as crianças brincam, almoçar e passear de carro em seguida.

Exemplo 2 - ensaio de 24 horas: Nós iremos acordar cedo (fotografias das crianças levantando - sendo acordadas pelos pais) e buscaremos uma tia no aeroporto. De lá iremos para casa. As crianças irão para a escola (eu acompanho a ida delas fotografando todos os detalhes). Os adultos almoçarão, e em seguida irão para a praça dar uma volta com o pet. As crianças voltarão da escola e ficarão com a tia que chegou de fora. À noite jantaremos juntos convidando uma amiga nossa que mora na nossa rua.

Em ambos os exemplos vocês terão em detalhes imagens muito especiais da rotina da família naquele dia. Se no dia do ensaio houver um aniversário na casa, seja ele surpresa ou não, ele entrará no álbum. Se o aniversário for em um buffet, entra no mesmo ensaio das 6 ou 24 horas, sem nenhum custo adicional, e vocês ainda terão os detalhes da ida da família, a chegada no local da festa, todas as imagens do aniversário, e, dependendo da duração do ensaio, acompanhamento do retorno para a casa.

Se você quiser presentear uma família com esse tipo de ensaio, converse com a mesma com antecedência pois provavelmente será uma experiência fotográfica muito diferente de tudo aquilo que ela provavelmente já viveu. E posso garantir que se você me conceder a honra de fotografar a sua família com essa riqueza de detalhes, certamente, quando divulgar o ensaio, eles ficarão interessados em também ter esse álbum registrando a vida deles. Sim! Porque no pacote do ensaio eu entregarei um lindo álbum impresso com todas as fotografias desse dia, além da entrega das mesmas por em um pendrive personalizado e plataforma digital.

Agora que você conhece o projeto, caso queira agendar a data para fotografarmos a sua família clique em CONTATO neste mesmo site.



26 Fev 2024

A essência da família

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaiodefamilia fotografiadocumentaldefamilia lifestyle